sexta-feira, junho 20, 2003

Fados e Touradas
Sendo um gajo do norte do país, poucas são as vezes que me lembro que as touradas existem. Porém, de vez em quando, lá vejo um poster com o bastinhas a cavalo, a RTP transmite a sua tradicional corrida ou, rara vezes, ouço um cornudo a cantar o fado e a falar de touros.
E pergunto-me: em que país é que eu vivo? Que mal o pobre touro fez para um paneleiro a cavalo andar às voltas a cravar-lhe ferros nas costas? Tantos ciganos por aí e escolhem logo um touro inocente para fazer esses atropelos.
E porque é que os fadistas geralmente também gostam de touradas? O ponto de contacto devem ser os cornos.
Hoje estou a falar disto porque ouvi na rádio que um forcado foi parar ontem ao hospital em estado grave. Vieram-me as lágrimas aos olhos...de pena de não ter sido transmitido na televisão. A ultima que vi foi touro a alargar o rabo ao Pedrito de Portugal. Imagino o Pedrito triste com os ganha-pães comprometidos. Sim porque o apelido Pedrito de Portugal não me parece ter sido colocado por ele ser bom na arena... Homem que é homem não se chama Pedrito...
Graças a Deus cá por cima as touradas são outras. Acho que é por falta de touros, de cornos, e de fadistas... Em relação às touras, essas ainda vamos tendo...

Nenhum comentário: