sexta-feira, junho 13, 2003

Ucranianos e Moldavos.
Pois é, chegou a altura de falarmos sobre os ucranianos e os moldavos...
Pelas estatisticas já são mais que os pretos. Mas não são na verdade. Isto porque há para aí muito preto que tem nacionalidade portuguesa. Europeu de gema... Como se fosse preciso ter os dedos compridos para subir aos coqueiros e melanina como ó caralho para se protegerem do Sol aqui no norte da Peninsula Ibérica.
Voltando ao gajos do leste... Uma coisa que me intriga é como é que há ucranianos por tudo quanto é sítio neste país. Como é que um destes gajos se lembrou, sentado no seu sofá da sala em Grosvobsky, sede de freguesia do concelho de Mafroskov, que seria uma boa ideia ir trabalhar para Matosinhos? Será que consultou a página do "Jornal de Matosinhos" e descobriu uma oportunidade de emprego?
Outra questão é: Porquê as sacas plásticas? Qual o significado de andar a passear ao fim de semana com uma saca do Continente e uma garrafa de litro de cerveja debaixo do braço? Será uma tradição da terra-mãe? E outra coisa: E AS GAJAS? porque é que não trouxeram as gajas? É que estas são comestiveis, não cheiram a catinga e não fogem para cima dos candeeiros da sala.
E como é que os gajos aprendem a lingua tão rápido? Se eu alguma vez conseguiria pronunciar "Chega-me mais um tijolo" nessas linguas eslavas...
Reparei há dias que os CTT e o Lidl já fazem publicidade bilingue para estes gajos. Pelo menos existe um ou dois ucranianos que não trabalham nas obras e têm um emprego limpinho a traduzir anúncios.
Vou esperar que eles criem condições para trazer a famelga e depois contrato uma ucraniana para minha empregada: 18 anos e campeã regional de patinagem no gelo para me aspirar a casa em patins e saia de majorete. É uma fantasia, que é querem?

Nenhum comentário: