terça-feira, setembro 16, 2003

7 Pecados Sociais
Os bispos portugueses colocam a "desarmonia do sistema fiscal", a "irresponsabilidade na estrada" e a "exclusão" na lista do que consideram "pecados sociais" do Portugal contemporâneo. Numa carta pastoral ontem divulgada, e intitulada "Responsabilidade solidária pelo bem comum", a Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) pede ainda uma "moral renovada" no debate político, afirma que "não é aceitável que haja salários injustos e inadequados, critica "o preço exorbitante dos medicamentos" e as listas de espera para intervenções cirúrgicas, e chama a atenção para a perturbação que a contenção da despesa pública pode provocar em determinadas situações sociais.
In Público

Os bispos a queixarem-se de desarmonia fiscal é como um traficante de droga a queixar-se de falta de policia nas ruas. Eu para evitar a evasão fiscal do clero quando dou uma esmola faço logo retenção na fonte. Se vou dar 10 já só dou 7, 30% ficam comigo para entregar ao Estado.
"Não é aceitável que hajam salários injustos e inadequados". Esta merda parece conversa de um concurso de misses. O meu sonho é o fim da guerra, e da fome, e da perseguição aos indios na amazónia e do herpes na pombinha. Já repararam na utilidade dos bispos? Estes cabrões provavelmente devem ter passado uma semana reunidos numa sala de hotel a discutir os males sociais, com a criançada debaixo das mesas a brincar ao "faz de conta" na versão "faz de conta que é um caramelo espanhol".
Mais à frente no artigo Os bispos dizem que "o Estado tem direito aos impostos e o dever de os gastar bem, com parcimónia e prudência, assumindo assim uma atitude responsável perante os dinheiros públicos". Pelo menos o Estado tem o orçamento de Estado onde releva a despesa pública. E as esmolas dadas nas igrejas são gastas em quê? Como é possivel pedir transparencia se a igreja não passa recibo das esmolas? Quantos milhares de euros em impostos não deveriam entrar nos cofres do Estado se a Igreja fosse tributada adequadamente? Quantas crianças cresceram com os dentes tortos de largarem tarde a xuxa do sr. padre?
Vale a pena pensar nisto...

Nenhum comentário: