terça-feira, setembro 02, 2003

A esquerda e os emigrantes

A esquerda e os emigrantes
Tal como havia prometido antes de me ter retirado de circulação por motivo de obrigatoriedade de reconversão forçada (como vos contei) à realidade surge hoje a primeira crónica da minha intérpida intrusão no misterioso mundo da esquerda.
Nessas andanças decidi tentar frequentar uma praia (escolhi uma praia do Norte) com uma exemplar típica daquilo a que nos habituamos a chamar "a malta de esquerda". No caso, um exeplo acabado da "esquerda-chique-mas-socialmente-extremamente-sensível". Notei que na minha companhia estava uma rapariga socialmente muito evoluída. Não gostou quando cuspi para o chão, foi sem agrado que acolheu o "vai pró caralho preto de merda!" com que simpáticamente acolhi o vendedor de artesanato cabo-verdiano à entrada da praia e mostrou-se ligeiramente desagradada com a breve sova que tive que dar a um casal de homosexuais que se preparava para enroscar na zona de dunas. Era, certificadamente, uma rapariga de esquerda, pensei.
Foi pois com espanto que percebi que toda a preocupação burguesa para com as minorias dava lugar a um ódio que deverei apelidar não menos que fascista, ou mesmo "hitleriano" contra qualquer emigrante português que se cruzasse conosco.
É certo que não aprovo das hordas de emigras que invadem Portugal em Agosto. Tenho pena, e sempre o disse, que não se decida pela reconversão enérgica dessa gentalha toda, mais as colchas e as cassetes de Tony Carreira, a campos de concentração no nordeste transmontano. Não aprecio especialmente o típico jogo de "enterra a criança na areia" que com tanto afinco teimam em praticar nas nossas praias. Abomino também os "Deo" os "Jean Claude" e as "Sabines" todas que berram sem parar e enchem tudo de areia. Mas porra! Eu sou um niilista potencialmente fascho que se está nas tintas para as minorias e mesmo assim a minha repulsa por emigras não se compara à do militante comum num partido de esquerda! O que se passa com a malta de esquerda?!?! Que têm eles contra os emigras?! Será como os vêm como desertores à luta contra Salazar?! (Ainda isso?!) Será que os preocupa o revanchismo novo-rico e pouco instruído de quem não sabe mais para além do querer ganhar dinheiro para construir vivendas e comprar Renaults com aeleron!? Pois bem meus amiguinhos de esquerda...é esse, no fundo, o país que têm...é essa a classe oprimida que tanto querem "salvar"...a questão é que ela, se calhar, não quer ser salva...

Nenhum comentário: